btn_top

Saiba qual o tipo de visto indicado para si

Para transpor as fronteiras externas do espaço Schengen, de acordo com a legislação em vigor (Código de Vistos), os cidadãos das seguintes nacionalidades necessitam de serem portadores de visto Schengen.

Consulte a lista das nacionalidades com obrigatoriedade de visto Schengen para transpor uma fronteira externa e a lista das nacionalidades isentas dessa obrigação.

Um visto uniforme Schengen permite-lhe viajar para os seguintes países que constituem o espaço Schengen:

Áustria Bélgica República Checa Dinamarca
Estónia Finlândia França Alemanha
Hungria Islândia Itália Letónia
Lituânia Liechtenstein Malta Holanda
Noruega Polônia Portugal Eslováquia
Eslovénia Espanha Suécia Suíça
Luxemburgo Grécia    

Tipos de visto

  • Visto de curta duração

    São concedidos para permitir estadas de curta duração. Podem ter uma validade máxima de 90 dias por cada período de 180 dias, podendo ter 1, 2 ou múltiplas entradas.

  • Visto de Trânsito

    São concedidos para permitir o trânsito pelo espaço Schengen. Podem ter uma validade máxima de 90 dias por cada período de 180 dias, podendo ter 1, 2 ou múltiplas entradas.

  • Visto de escala aeroportuária

    Permite transitar na área internacional de um aeroporto, permitindo ao seu titular apanhar um voo de ligação para fora do espaço Schengen, sem que este chegue a entrar no espaço Schengen.

  • Visto de longa duração

    Para todas as permanências que excedam os 90 dias deve ser solicitado um  visto nacional que será emitido pelo Estado Membro onde se pretenda deslocar e de acordo com a sua legislação nacional.

  • O pedido de visto deve ser apresentado no país de residência legal. Os cidadãos angolanos que vivem no estrangeiro devem fazê-lo nesse país. 

  • O Estado-Membro competente para analisar e decidir sobre pedidos de visto uniforme para estadas de curta duração é:

  1. O Estado-Membro cujo território constitui o único destino da(s) visita(s);
  2. Se a visita incluir mais de um destino, o Estado-Membro cujo território constitui o principal destino da(s) visita(s), no que diz respeito à duração ou ao objectivo da estada; ou,
  3. Se não puder ser determinado o destino principal, o Estado- -Membro cuja fronteira externa o requerente tenciona atravessar para entrar no território dos Estados-Membros.

2. O Estado-Membro competente para a análise e decisão sobre pedidos de visto uniforme para efeitos de trânsito é:

  1. Em caso de trânsito através de um único Estado-Membro, esse Estado-Membro; ou b) Em caso de trânsito através de vários Estados-Membros, o Estado-Membro cuja fronteira externa o requerente tenciona atravessar para iniciar o trânsito.

3. O Estado-Membro competente para a análise e decisão sobre pedidos de visto de escala aeroportuária é: a) Em caso de uma única escala aeroportuária, o Estado-Membro em cujo território se situa o aeroporto de escala; ou b) Em caso de mais de uma escala aeroportuária, o Estado- -Membro em cujo território se situa o primeiro aeroporto de escala.

Entregue cópias de qualquer original que queira manter. Certifique-se de que completou o formulário por inteiro. O requerente deve assinar o formulário.

Os passaportes, após a conclusão da análise, l podem ser levantados no Centro de Pedidos de Visto em Luanda entre as 08:00-16:00.

Os requerentes podem acompanhar o estado do seu pedido acedendo em: Acompanhe o seu pedido.

O Consulado Geral de Portugal em Luanda representa cinco outros Estados Schengen para efeitos de emissão de vistos Schengen.  

AUSTRIA     ESLOVÁQUIA     GRÉCIA         SUECIA
REPÚBLICA CHECA            LITUANIA DINAMARCA NORUEGA

Devido à pandemia do COVID-19, suspenderam-se temporariamente a emissão de vistos Schengen em representação da Áustria, Eslováquia, República Checa, Lituânia, Noruega e Dinamarca, a partir de hoje, 16 de março de 2020.

Os documentos necessários são os mesmos para o pedido de vistos de curta duração para os cinco Estados acima mencionados.

Note: Reserva do hotel, carta convite e bilhete de passagem deve ser do país correspondente.

Próximo